Câmara de São Luís realiza Roda de Conversa sobre combate a violência contra a mulher

 Câmara de São Luís realiza Roda de Conversa sobre combate a violência contra a mulher

wp header logo 552.png

#Compartilhe

As aulas de Defesa Pessoa da Adriany de Paula estão entre as ações da Procuradoria da Mulher Itinerante, uma iniciativa da vereadora Thay Evangelista para levar a Procuradoria da Mulher diretamente até as comunidades. “Eu percebi que as mulheres não sabem o que é a Procuradoria, para que serve, onde fica. Então decidimos criar a Procuradoria Itinerante. A gente vai para dentro dos bairros, dos condomínios, fazer escuta, acolhimento, orientação, porque é isso que eu acredito ser o nosso papel: sair do discurso político e ir, realmente, para a prática”, afirmou a vereadora. 

A líder do Comitê de Combate à Violência contra a Mulheres do Brasil e influenciadora digital, Dê Cavalcante, não foi diretamente vítima de violência, mas era amiga de infância da publicitária Mariana Costa, estuprada e morta pelo próprio cunhado, Lucas Porto, em 2016, caso que ganhou muita repercussão em São Luís. Além do Comitê, ela integra a organização “Somos Todos Marianas”, também de combate ao feminicídio.  

“Eu entrei nessa causa depois da perda da Mariana. O feminicídio é a consequência maior da violência contra as mulheres, mas essa violência começa muito antes e escala até esse ponto. A Lei Maria da Penha descreve cinco tipos de violência: psicológica, moral, patrimonial, sexual e física, mas muitas mulheres acreditam que só existe a violência física. Então, nosso papel é, principalmente, orientar”, afirmou.  

Sobre a Procuradoria da Mulher

A Procuradoria da Mulher é um órgão permanente e especializado da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís cujo objetivo é zelar pela defesa dos direitos das mulheres. A Procuradoria da Mulher foi criada por meio de Resolução, em 2017. Cabe ao órgão, entre outras atribuições, desenvolver ações de combate à violência doméstica e auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas para a preservação dos direitos das mulheres.

source

Relacionados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?