Câmara de São Luís realiza Roda de Conversa sobre combate a violência contra a mulher

wp header logo 552.png
As aulas de Defesa Pessoa da Adriany de Paula estão entre as ações da Procuradoria da Mulher Itinerante, uma iniciativa da vereadora Thay Evangelista para levar a Procuradoria da Mulher diretamente até as comunidades. “Eu percebi que as mulheres não sabem o que é a Procuradoria, para que serve, onde fica. Então decidimos criar a Procuradoria Itinerante. A gente vai para dentro dos bairros, dos condomínios, fazer escuta, acolhimento, orientação, porque é isso que eu acredito ser o nosso papel: sair do discurso político e ir, realmente, para a prática”, afirmou a vereadora.
A líder do Comitê de Combate à Violência contra a Mulheres do Brasil e influenciadora digital, Dê Cavalcante, não foi diretamente vítima de violência, mas era amiga de infância da publicitária Mariana Costa, estuprada e morta pelo próprio cunhado, Lucas Porto, em 2016, caso que ganhou muita repercussão em São Luís. Além do Comitê, ela integra a organização “Somos Todos Marianas”, também de combate ao feminicídio.
“Eu entrei nessa causa depois da perda da Mariana. O feminicídio é a consequência maior da violência contra as mulheres, mas essa violência começa muito antes e escala até esse ponto. A Lei Maria da Penha descreve cinco tipos de violência: psicológica, moral, patrimonial, sexual e física, mas muitas mulheres acreditam que só existe a violência física. Então, nosso papel é, principalmente, orientar”, afirmou.
Sobre a Procuradoria da Mulher
A Procuradoria da Mulher é um órgão permanente e especializado da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís cujo objetivo é zelar pela defesa dos direitos das mulheres. A Procuradoria da Mulher foi criada por meio de Resolução, em 2017. Cabe ao órgão, entre outras atribuições, desenvolver ações de combate à violência doméstica e auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas para a preservação dos direitos das mulheres.