B-R-O-Bró: Inmet prevê chuvas durante o período de seca no Piauí

wp header logo 618.png
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica até 60% mais chances de chuvas acima da média nas regiões Sul, Sudeste e Norte do Piauí nos próximos três meses.
O período conhecido como B-R-O Bró, que corresponde aos últimos meses do ano, é marcado por altas temperaturas e baixa umidade do ar, o que aumenta os riscos de desidratação, exposição excessiva ao sol e queimadas.
Segundo o climatologista Werton Costa, a possível formação do fenômeno climático La Niña, entre outubro e dezembro, contribui para a ocorrência de chuvas nesse trimestre.
La Niña
O fenômeno La Niña ocorre quando as águas do Oceano Pacífico ficam mais frias do que o normal, alterando a circulação dos ventos e a distribuição das chuvas em diversas partes do mundo.
“Essa época a gente normalmente tem a atuação de frentes frias. Esses sistemas ganham força e conseguem chegar ao Nordeste em função da temperatura quente do Oceano Atlântico e da La Niña no Pacífico”, explica o climatologista.
(Foto Reprodução/Internet)
Chuvas da pré-temporada
Werton explica que as chuvas registradas no fim do ano fazem parte da pré-temporada chuvosa, que se repete anualmente. Em 2024, no entanto, essas precipitações foram mais fracas devido ao resfriamento anormal do Oceano Atlântico. A condição também impactou a temporada principal de chuvas, registrada entre dezembro e fevereiro, no Piauí.
“O oceano gera o vapor necessário para a formação dos sistemas atmosféricos, que são os corredores de ar e umidade. O vapor sobe, forma nuvens e leva a umidade do oceano para o interior do continente”, completa.