Comitê de Afroturismo do Maranhão realiza 4ª reunião Interinstitucional

 Comitê de Afroturismo do Maranhão realiza 4ª reunião Interinstitucional

wp header logo 823.png

#Compartilhe

O fortalecimento do Afroturismo no Maranhão esteve em pauta nesta sexta-feira (29), durante a 4ª Reunião Ordinária do Comitê Interinstitucional de Promoção do Afroturismo. O encontro aconteceu no Auditório do Centro Caixeiral da UEMA, em São Luís, e reuniu representantes de órgãos públicos, entidades do movimento afro e organizações ligadas ao setor turístico e cultural.

Entre os pontos discutidos, esteve a apresentação do Plano de Trabalho atualizado, com as contribuições enviadas pelos membros do Comitê, além da organização e definição das ações dos Grupos de Trabalho por Eixos Temáticos que vão orientar as próximas iniciativas.

A coordenadora do Comitê Interinstitucional de Promoção do Afroturismo, Samya Campos, avaliou positivamente os avanços da reunião desta sexta-feira, destacando a conclusão do Plano de Trabalho atualizado.

“Conseguimos finalizar o nosso plano de trabalho, que é onde está registrada as nossas sugestões de ações e como é que isso vai se transformar futuramente em políticas públicas para fomento da temática afro. E hoje também foi um momento em que a gente conseguiu discutir ideias que são voltadas para ações, e atividades futuras relacionadas ao 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.”

A representante da Secretaria de Estado da Mulher, Érika Verde, destacou a importância de envolver diretamente os operadores de turismo nas discussões do Comitê, nas ações voltadas para Novembro que é o mês de mobilização no Brasil para a reflexão e celebração da luta e cultura do povo negro.

“A gente já estruturou nossas ideias para trabalhar o Novembro Negro, como exemplo de oficinas, fazendo uso da medicina e da comida do terreiro. Precisamos reconhecer e uma das nossas propostas foi ter uma escuta com esses operadores de turismo para que o Comitê possa trabalhar bem” relatou.

Durante a reunião, também foi reforçada a relevância da presença de representantes titulares e suplentes das instituições-membro, garantindo participação ativa e colaborativa na construção de estratégias conjuntas.

“Juntos, aprovamos o nosso planejamento das ações que serão executadas ao longo do período. Tratamos sobre a Semana da Consciência Negra, que será na primeira semana de novembro, com várias ações, escuta e vamos buscar apoio institucional para realizar um grande evento juntamente com todas as comunidades, todo nosso público alvo, que é de afrodescendentes”, disse Glaucia Jane Cordeiro, assessora da Secretaria da Agricultura Familiar.

O Comitê
Instituído pelo Decreto Estadual nº 39.578/2024, o Comitê tem como objetivo estruturar políticas públicas e iniciativas que promovam a valorização da cultura afro-brasileira no turismo maranhense. A atuação integrada dos órgãos é vista como essencial para fortalecer a cadeia produtiva, estimular o empreendedorismo e ampliar a visibilidade do patrimônio histórico-cultural negro presente em diversas regiões do estado.

source

Relacionados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?