Maranhão realiza 1º Workshop de Defesa Civil e reforça preparação contra desastres

 Maranhão realiza 1º Workshop de Defesa Civil e reforça preparação contra desastres

wp header logo 829.png

#Compartilhe

O aperfeiçoamento da gestão de riscos e a ampliação das estratégias de resposta a desastres em todo o estado foram o foco do I Workshop de Proteção e Defesa Civil, realizado pela Defesa Civil Estadual. Encerrado nesta sexta-feira (24), o evento integrou as ações da Semana Estadual de Redução de Riscos de Desastres e reuniu especialistas e representantes de órgãos estaduais e de 34 municípios. Os debates trataram de políticas públicas, boas práticas e desafios enfrentados nas ações de prevenção e resposta.

A programação contou com palestras técnicas, apresentações de dados atualizados e momentos de debate entre gestores e técnicos da área. “A iniciativa contribui para ampliar o diálogo sobre a importância da preparação frente aos desastres naturais, especialmente diante dos eventos climáticos extremos registrados nos últimos anos”, pontua Lidiane Natalie de Souza, representante do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). No evento, ela proferiu palestra sobre decretação de emergência e calamidade pública e os procedimentos de reconhecimento federal.

Para o coordenador adjunto da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDECMA), coronel Sandro Amorim, “este amplo debate irá fortalecer as gestões, promover o intercâmbio e possibilitar mais ações conjuntas”.

Durante o workshop, também foram apresentados dados sobre ocorrências recentes de desastres naturais no estado e estratégias adotadas para redução dos impactos. “Foram debates importantes para o planejamento, as operações e a capacitação técnica. Esse intercâmbio com os agentes municipais gera grandes resultados nas ações locais, refletindo positivamente para a sociedade”, avalia o major Roberto Rodrigues, da CEPDECMA.

Para os gestores municipais, o workshop foi uma oportunidade de trocar experiências e buscar apoio técnico. A presença de especialistas nacionais e estaduais contribuiu para aprimorar essa integração. “Cada região tem suas particularidades, e momentos como este permitem que encontremos soluções conjuntas e adaptadas à realidade de cada comunidade”, ressaltou Raí Brito, representante da Defesa Civil de Pedreiras.

“Precisamos trabalhar de forma integrada para que cada município esteja preparado para agir com eficiência em situações de emergência”, observa o coronel Amorim.

Os diálogos e tratativas estabelecidos no workshop devem gerar propostas para ações práticas e contínuas, a fim de melhorar a capacidade de atendimento e a agilidade na resposta diante dos desafios climáticos e ambientais.

source

Relacionados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?