BNDES avalia suspensão de dívidas de empresas afetadas pelo tarifaço

wp header logo 831.png
Durante um encontro com prefeitos nesta quinta-feira (28), o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, informou que o banco estuda suspender a quitação de dívidas para algumas empresas que foram afetadas pelo tarifaço dos Estados Unidos.
A proposta é conhecida como stand-still e foca em empresas que lidam com produtos perecíveis. A medida já foi adotada antes no caso das enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul.
Ainda conforme o presidente do BNDES, o banco deve fazer uma espécie de caravana nas cidades que forem mais impactadas para explicar aos empresários a parte do Plano Brasil Soberano que envolve crédito. Ao todo, serão R$ 40 bilhões para essas operações em condições diferentes.
“A equipe vai percorrer os municípios mais afetados e fazer uma audiência pública com os empresários para detalhar as linhas de crédito. Isso para que o processo possa fluir o mais rápido possível, porque o tempo é fundamental na economia”, destacou.
(Foto: Reprodução/Internet)
O prefeito de Petrolina (PE), Simão Durando, participou do encontro e falou que entre agosto e outubro costuma ser o período para envio de 2,5 mil contêineres de manga e 700 contêineres de uva aos Estados Unidos. “Viemos junto ao BNDES pedir dilatação de prazos, como também o acesso ao crédito para pequenos, médios e grandes exportadores do Vale do São Francisco”, comentou o prefeito de uma das cidades que é referência na fruticultura no país.