Curso ensina técnicas de roça sustentável para agricultores familiares em Balsas
wp header logo 989.png
A Embrapa Maranhão e a FAPCEN (Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte) promovem, nos dias 29 e 30 de outubro, o curso “Manejo da Roça Sustentável” em Balsas (MA). O evento tem como objetivo capacitar produtores e técnicos da região para adotar um modelo de agricultura mais eficiente, produtivo e ambientalmente correto.
A iniciativa faz parte de um projeto de pesquisa que incentiva a expansão sustentável da agricultura familiar, responsável por mais de 80% dos produtores do Matopiba Maranhense.
No primeiro dia, os participantes terão aulas teóricas sobre qualidade das sementes, análise do solo, calagem e adubação. Já no segundo dia, o aprendizado será prático, com a instalação de uma Unidade de Referência Tecnológica (URT), onde será demonstrado o plantio ordenado e o consórcio de culturas como milho e mandioca.
De acordo com a Embrapa, a tecnologia aplicada organiza a diversificação produtiva em faixas e fileiras, sem o uso de fogo, integrando culturas como arroz, feijão, milho e mandioca. O sistema oferece resultados expressivos:
- Aumento de produtividade: triplica a produção de mandioca e eleva em até 50% a de arroz e milho.
- Sustentabilidade: melhora a fertilidade do solo, conserva a biodiversidade e evita desmatamentos e queimadas.
- Geração de renda: garante mais segurança alimentar e estabilidade econômica para o agricultor familiar.
O chefe-geral da Embrapa Maranhão destacou que o objetivo da ação é levar inovação ao campo, promovendo o desenvolvimento regional e fortalecendo a inclusão produtiva dos pequenos agricultores.

(Foto: Reprodução)