Governo do Estado reforça monitoramento de metas para ampliar eficiência das políticas públicas no Piauí

 Governo do Estado reforça monitoramento de metas para ampliar eficiência das políticas públicas no Piauí

wp header logo 245.png

#Compartilhe

O acompanhamento contínuo de metas e indicadores de gestão tem sido um dos principais instrumentos utilizados pelo Governo do Estado para garantir maior eficiência na execução de políticas públicas e ampliar o alcance das ações voltadas à população. Nesta semana, o governador Rafael Fonteles apresentou os resultados alcançados em diferentes áreas da gestão estadual, evidenciando o impacto das ações governamentais no desenvolvimento social e econômico do estado.

Durante a apresentação, o governador destacou a importância do acompanhamento das políticas públicas para o alcance de resultados sociais. “Esse é o principal trabalho, e isso não é simples, porque às vezes essas pessoas elas sequer sabem que têm o direito e, portanto, se o Estado não for proativo, não vai encontrar essas pessoas e vai ter dificuldade de zerar essa taxa da extrema pobreza, que é o nosso objetivo”, afirmou Rafael Fonteles.

De acordo com a superintendente de Monitoramento Estratégico da Secretaria do Planejamento (Seplan), Gabriela Celso, a definição dos indicadores está estruturada a partir do modelo de planejamento do Estado e das diretrizes estabelecidas no Plano de Gestão do governo Rafael Fonteles (2023/2026). “Cada objetivo estratégico é desdobrado em metas e iniciativas prioritárias, que passam a ser acompanhadas por indicadores de resultado e de esforço, selecionados com base em critérios técnicos como relevância estratégica, mensurabilidade e alinhamento aos compromissos governamentais”, destacou a gestora.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Gabriel Paulino

O monitoramento dessas metas qualifica o processo de tomada de decisão ao fornecer informações sobre desempenho, cumprimento de prazos e execução das ações planejadas. Com base nessas evidências, o governo pode reorientar estratégias, redefinir prioridades e ajustar a alocação de recursos de forma mais eficiente, além de identificar previamente possíveis gargalos que possam comprometer a efetividade das políticas públicas.

O Estado também vem estruturando um modelo integrado de monitoramento que articula sistemas de informação, bases oficiais de dados e painéis gerenciais de indicadores, além de ferramentas como a plataforma Metaggov, utilizada no acompanhamento de iniciativas prioritárias e dos Pactos pelo Piauí. A utilização de dados e o acompanhamento das metas contribuem para uma gestão mais transparente e orientada por resultados, permitindo que as políticas públicas sejam constantemente avaliadas e aprimoradas para atender de forma mais eficiente às demandas da população.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Gabriel Paulino

source

Relacionados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?