Preço do leite cai 1,16% em julho e acumula retração de 8,4% em um ano

 Preço do leite cai 1,16% em julho e acumula retração de 8,4% em um ano

wp header logo 790.png

#Compartilhe

O preço médio do leite pago ao produtor em julho de 2025 registrou queda de 1,16% em relação a junho e de 8,42% frente a julho de 2024, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP). O valor médio nacional ficou em R$ 2,6236 por litro, já deflacionado pelo IPCA.

A retração reflete o aumento da produção em meio a uma demanda interna que não acompanha o mesmo ritmo. O Índice de Captação de Leite (ICAP-L) apontou avanço de quase 1% entre junho e julho. Já a Pesquisa Trimestral do Leite do IBGE mostrou que a captação industrial no 2º trimestre somou 6,5 bilhões de litros, alta de 9,3% frente ao mesmo período de 2024.

Pela primeira vez na série histórica, o segundo trimestre registrou crescimento em relação aos três primeiros meses do ano, tradicionalmente marcados por entressafra e menor produção. No acumulado do semestre, a produção formal de leite atingiu 12,98 bilhões de litros, avanço de 6,2% em um ano.

De acordo com o Cepea, o aumento está ligado a maiores investimentos dos produtores, incentivados por margens favoráveis desde o segundo semestre de 2024. Os custos também permanecem controlados: em junho, foram necessários 25,74 litros de leite para comprar uma saca de milho de 60 kg, abaixo da média de 26,5 litros dos últimos 12 meses.

As importações recuaram 5% entre janeiro e julho, totalizando 1,3 bilhão de litros em equivalente leite, mas ainda em nível elevado, o que mantém a pressão sobre o mercado interno.

O consumo, por outro lado, segue abaixo do esperado, reforçando o descompasso entre oferta e demanda e contribuindo para a queda nos preços ao produtor.

source

Relacionados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?